4 de mar. de 2009

A SAÚDE DOS OLHOS COMEÇA NA BOCA

Boa Noite!

Um estudo realizado na Inglaterra por pesquisadores ligados à Universidade de Liverpool, acerca da Degeneração Macular correlacionada à idade, provou que o risco de se desenvolver esta grave doença pode ser diminuído em 20%, se as refeições diárias forem bastante servidas de FRUTAS, VERDURAS e NOZES.
A degeneração é uma doença que causa redução expressiva da capacidade de enxergar e leva à cegueira, em especial indivíduos com idade superior aos 50 anos. Completando-se esta pesquisa com o estudo americano publicado na revista ARCHIVES OF INTERNAL MEDICINE (http://archinte.ama-assn.org/), verifica-se a enorme importância das vitaminas B6 e B12 neste trabalho preventivo (e de quebra, para as mulheres, na redução de doenças cardiovasculares).
Os principais fatores de risco estabelecidos para esta doença são: a idade (após os 70 anos, cerca de 40% da população já demonstra sinais clínicos dela); o sexo (a prevalência é muito maior nas mulheres), a cor dos olhos clara, a excessiva exposição aos raios solares (em especial após as 10 horas da manhã), o tabagismo, a hipertensão, a obesidade e, claro, a predisposição genética.
A questão da prevenção é que torna essencial o tempo da sua intervenção. A presença da vitaminas e do ácido graxo Ômega 3, presente no Salmão e nas verduras de folhas verdes, por exemplo, torna o seu consumo necessário desde as idades mais jovens. Pensar em prevenção equivale a realizar um planejamento de longo prazo. É uma maratona, não uma corrida de com metros.
Mas, e se já se possui a doença, a dieta ainda teria alguma importância? Sim. É o que afirma um amplo estudo internacional, efetuado com cerca de 4mil pessoas por onze centros de pesquisa e denominado AREDS1 (http://foundationforahealthyamerica.com/AREDS1.htm). Segundo ele, é possível diminuir-se o desenvolvimento da degeneração, se adotada a dieta rica nos espécies já citadas aqui. Estão em curso outras etapas desta pesquisa (AREDS 2 e 3), e em algum tempo teremos novos desdobramentos sobre os efeitos do uso destes alimentos sobre o preocupante agravo.
Ou seja, como afirma a jornalista Antonella Sparvoli (Corriere della Sera, 03.03.09), é possível decidirmos sobre o futuro e a saúde de nossos olhos, à mesa e em torno de belos e deliciosos pratos! Por que não o fazemos? Porque privilegiamos a cura, embora não desejemos a doença. Porque os gestores de saúde querem a prevenção como uma roleta num cassino, onde peças são jogadas e o resultado é imediato! Vale a pena lembrar que, no cassino, o imediatismo leva sempre à derrota dos jogadores, quem ganha, no final, é sempre a mesa. Se não levarmos a prevenção como uma ponte entre um presente e o futuro almejado, continuaremos a tratar saúde como se fosse uma ficha de um jogo de azar.

Nenhum comentário: